O QUE É FLUXO DE CAIXA E COMO ELE PODE AJUDAR SUA EMPRESA
Controle de caixa nas empresas, por que fazer?
Utilizado para manter em dia a saúde financeira da empresa, o Fluxo de caixa fica responsável por controlar as entradas, as saídas, as vendas e o dinheiro que corre dentro do negócio. O Fluxo pode ser analisado diariamente, semanalmente e mensalmente, tudo isso será determinado pelo tempo que o empreendedor deseja analisar.
TIPOS DE FLUXO DE CAIXA
Existe vários modelos de caixa, cada um deles tem uma característica e um objetivo diferente. Por isso definimos os principais tipos de Fluxo, são eles:
Fluxo de caixa livre: Essa ferramenta é utilizada como termômetro de geração de capital por parte da gestão.
Fluxo de caixa direto: É uma forma mais direta de ver as operações de uma empresa. Nele você consegue ver explicitamente as entradas e as saídas da empresa e ver quais estão sendo os rendimentos da empresa.
Fluxo de caixa operacional: Essa modalidade tem um papel fundamental para empresas que estão iniciando agora, pois ele consegue levantar todas as informações operacionais da empresa, tais como: Folha de pagamento, Controle de Estoque, etc.
Fluxo de caixa projetado: O Objetivo desse tipo de caixa é prever gastos e ganhos futuros. Ele não utiliza de informações passadas. Por isso ele consegue analisar e organizar gastos diminuindo prejuízo causados no futuro.
Fluxo de caixa indireto: Esse tipo de fluxo utiliza do Balanço Patrimonial para analisar a variação dos ativos de um determinado tempo. Nesse caso, ele levanta os gastos desse tempo e a partir da amortização e depreciação ele reajusta.
Apesar de semelhantes, o fluxo analisa o financeiro total de uma empresa e faz projeções futuras. O controle de caixa é um registro diário das despesas e lucros de um negócio.
E como cuidar do controle de caixa?
Para que seja eficiente, o controle de caixa precisa ter um processo bem rígido e detalhado, registrando precisamente todas as movimentações. Algumas dicas:
- Verificação diária! É isso mesmo, olhe todo santo dia o fluxo de caixa;
- Tenha um bom gerenciamento do seu estoque – independentemente do ramo da sua empresa e quais materiais você utiliza. Mesmo que sejam produtos para uso diário;
- Fluxo de caixa é importante, mas não se esqueça do capital giro, extremamente importante para que a empresa continue rodando;
- Tenha visão para o longo e para o curto prazo. É necessário estar de olho nas movimentações do dia, mas também ter aquela “visão além do alcance”, pensando no fluxo dos dias que estão por vir. Estipular os gastos no fluxo mensal, por exemplo, também faz parte.
- Busque ajuda de sistemas de gestão financeira ou planilhas. A tecnologia está aí para ajudar, por isso, busque por sistemas que ajudem nessa missão.
Mas por qual motivo o controle de caixa é tão importante
É por causa do fluxo de caixa e por pelo trabalhão que descrevemos que o empresário mantém organizada a vida financeira da empresa. Um outro ponto é ficar ciente de todo o dinheiro que entra e sai da empresa, inclusive das dívidas. E tendo todas essas informações é o gestor pode tomar as melhores decisões para a empresa.
Entre elas, como remanejar o dinheiro para o setor que mais precisa. Além disso, o bom controle do fluxo de caixa possibilidade que não ocorram erros, como o não pagamento de fornecedores, impostos e outras coisas que atrapalham o funcionamento da companhia.
E se falhar?
Uma falha no controle de caixa pode causar grandes transtornos para empresa, como juros por contas não pagas e até falta de dinheiro para quitar as principais contas que mantém a operação da empresa, como salários, aluguel, fornecedores, entre outras coisas. Perder o controle de qualquer setor da empresa nunca é bom. Quando o assunto é fluxo de caixa pode ser ainda mais perigoso, deixando a empresa inoperante por perder o controle financeiro.
Utilize sistemas e programas
Hoje, a tecnologia está presente em toda e qualquer operação de gestão de uma empresa. E com o fluxo de caixa não é diferente. Existem diversas ferramentas pagas e gratuitas que ajudam o empresário na hora de fazer todo o controle do fluxo de caixa. Algumas até contribuem na construção de demonstrativos financeiros. É importante sempre pesquisar para encontrar a solução que mais se adeque à sua empresa e ao seu bolso.
Outras ferramentas de gestão também podem auxiliar no trabalho de gestão do fluxo de caixa. Se na sua empresa há a necessidade de gerir equipes externas e todo o fluxo de trabalho. Entre as ferramentas, está o cruzamento de dados, trazendo as informações sobre os trabalhos realizados, agendas e ordens de serviço. Com eles em mãos e o bom trabalho de fluxo de caixa, é possível cruzar as informações e ter um controle ainda mais perfeito.
Ficou alguma dúvida relacionada ao fluxo de caixa? Deixe um comentário para a gente que nossos especialistas estão prontos para ajudar você.
Deixe um comentário