Gestão de Vendas
10 SEGREDOS SOBRE GESTÃO DE VENDAS
Gestão de vendas é um desafio para muitas empresas do mesmo modo para aquelas que estão iniciando-se agora no mercado. Frequentemente se torna um desafio para muitos que precisam superar para atingir o sucesso.
Para ter uma boa gestão de vendas e aumentar o seu fluxo de caixa é preciso planejar essas vendas, alinhar estratégias, treinar seus vendedores e acompanhar o desempenho dos processos.Se quiser superar a concorrência, você só pode ficar satisfeito com as vendas da sua empresa quando o processo de Prospecção, Vendas e Pós-Vendas for capaz de espelhar todas as vantagens que a sua empresa oferece aos clientes.
A principio não importa o ramo de atividade de cada uma, o que importa de fato é o seu planejamento de vendas e controle de tudo, pois são fundamentais para o seu crescimento.
Para que possa obter bons resultados, vamos te ajudar com preciosas dicas que farão a diferença na gestão das vendas da sua empresa.
Confira:
1 SEGREDO SOBRE GESTÃO DE VENDAS CONHEÇA SEU NICHO DE MERCADO E SEUS CLIENTE
Primeiramente explicaremos o que é um nicho de mercado: É uma segmentação ou um recorte do mercado para a identificação de um grupo menos de consumidores com necessidades e interesses bastante específicos. Um Nicho de Mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo consumidor, uma oportunidade oculta dentro de um ramo de negócios amplo e competitivo.
O conceito de Nicho de Mercado é importantíssimo para o plano de marketing da sua empresa. No entanto, é muito comum que mesmo os empreendedores experientes tenham duvidas sobre o que é nicho de mercado e , principalmente, como definir um.
Encontrar um nicho de mercado e descobrir novos nichos ao longo do tempo é fundamental para construir um negócio de sucesso. No entanto, saber qual mercado atacar pode ser um desafio para muitos empreendedores!
Confira 6 princípios para começar um nicho de mercado:
- Reveja a estrategia da sua empresa;
- Identifique os objetivos comerciais;
- Busque saber quais são as necessidades de seus clientes ideais;
- Pesquise no mercado outras referências;
- Analise cada segmento identificado;
- Crie uma previsão de vendas para tais segmentos.
Você aprendeu o mais importante que precisa saber para se tornar Expert. Agora você pode identificar o seu nicho de mercado de maneira eficiente e precisa!
2 SEGREDO SOBRE GESTÃO DE VENDAS MONTE UM PLANO DE AÇÃO
As estratégias possíveis e as mais conhecidas é o Boca a Boca, Telemarketing, Site e o Self-Service, quando o cliente escolhe exatamente o que precisa sem ajuda de terceiros. A busca ativa para captar futuros clientes, á vinda de clientes á sede da empresa é chamado de modelo Hibrido onde empresa utiliza todas as estrategias misturadas.
Tudo começa com um bom plano de Ação de como irá vender e atrair novos clientes. Defina o que faz mais sentido e o que dá mais resultados dentro da estratégia da sua empresa.
3 SEGREDO SOBRE GESTÃO DE VENDAS ESTABELEÇA SEU ORÇAMENTO
Sua empresa devera calcular o dinheiro para prospecção, relacionamento com os clientes e a suas ofertas.
Tudo deve ser mencionado e definido na área de vendas considerando o retorno esperado.
4 SEGREDO MONITORE SUAS VENDAS
Analisar o orçamento e monitorar suas vendas, entender onde esta acertando e errando para melhorar o custo- benefício de sua estratégia.
Saber quando as vendas crescem ou diminuem e como o mercado responde a cada mudança, crie métricas, relatórios e gráficos para ter esse acompanhamento.
5 SEGREDO CRIE METAS PARA SUA EQUIPE DE VENDAS
É necessário definir quanto você pretende vender dentro de uma semana, dentro de um mês e dentro de um semestre, alem de vendas anuais.
As metas são importantes para você acompanhar o desempenho da equipe de vendas e também para premiar ou remunerar aqueles que alcançaram os melhores resultados da equipe.
6 SEGREDO INVISTA EM TREINAMENTO PARA SUA EMPRESA E PARA SUA EQUIPE
Percebe que a equipe de vendas trabalha com menor qualidade quando o gestor não está presente?
Isso pode ser facilmente resolvido se sua empresa adotar a cultura do auto-gerenciamento.
Ela consiste basicamente em deixar claro para cada profissional quais objetivos precisa cumprir e qual sua importância para um time campeão em vendas.
Vencido o primeiro passo, você tem uma solução interessante para oferecer ao público.
Depois de desenvolver produtos interessantes para o público-alvo e criar estratégias comerciais poderosas, é preciso treinar o time de vendas.
Quanto melhor você preparar os responsáveis diretos pelas vendas desses itens, mais motivados eles estarão.
Com isso, as chances de sucesso também são mais altas.
Você precisa contar com um time que domine o produto e o mercado no qual o negócio está inserido.
Quanto mais capacitada for a equipe, mais fácil será alcançar as metas traçadas e gerar a receita desejada,
O fator motivação é capaz de gerar grandes resultados, mesmo sendo negligenciado por muitas empresas. Afinal, vendedores motivados tendem a vender muito mais.
7 SEGREDO COMPROMETA-SE COM SEU CLIENTE
Abrace a causa do seu cliente, coloque-se no lugar dele e comprometa-se com sucesso do que ele esta buscando. Se não for da sua alçada ofereça dicas e indique fornecedores á altura para continuar o trabalho.
8 SEGREDO PÓS VENDA
Reter um cliente é mais fácil do que conquistar novos clientes. De uma atenção especial para cada cliente você precisa saber se a necessidade dele foi atendida ou não.
Entre em contato com seu cliente verifique se esta satisfeito, se tem algo de errado, se foi bem atendido. Crie um formulário com essas perguntas ira facilitar seu pós venda. Há não podemos esquecer se a criticas ou sugestões.
Com isso a empresa cria um relacionamento aberto e direto com os clientes, fidelizando e tendo informações que podem ajudar no crescimento do seu negócio.
9 SEGREDO SEJA TRANSPARENTE
Conhece aquele gestor que não gosta de ser questionado, que retém informações e acredita que não se deve falar abertamente sobre números, estratégias e contratos com sua equipe? Você certamente já lidou com alguém assim. Saiba que esse perfil está, cada vez mais, dando lugar a uma gestão transparente. E essa troca tem trazido muito sucesso para as organizações.Toda relação é baseada em confiança mútua no âmbito corporativo não é diferente. Um gestor que não é aberto com seus funcionários favorece um clima negativo, em que todos desconfiam uns dos outros, e ninguém tem clareza sobre as situações que vivenciam e o papel de cada um.
10 SEGREDO UTILIZE SOFTWARES DE INTEGRAÇÃO DE SETORES.
Os softwares ou ERP ( Enterprise Resourse Planning ) de integração de setores,foram desenvolvidos para integrar diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação da comunicação.
A integração entre todos os setores de uma empresa é primordial para que os negócios funcionem. Todos trabalhando como uma equipe, sabendo que sua função é importante para o todo. A falta de comunicação é um problema comum em varias empresas. Três atitudes que podem ajudar a integrar sua empresa e tornar os processos cada vez mais eficientes:
- Metas coletivas- definir metas para todos os setores com estratégias bem definidas e de forma abrangente;
- Rotação de colaboradores- Fazer rotação de colaboradores entre os setores é uma atitude desafiadora e muito interessante. E o famoso ” olhar de fora” quando profissionais de áreas diferentes percebem o que pode melhorar em outros setores.
- Sistema de gestão- usar a tecnologia para melhorar a comunicação da sua empresa. Isso irá melhorar a comunicação e acima de tudo permitir que todos visualizem suas funções como importantes para organização, promovendo mais engajamento dos colaboradores.
Concluindo,consegue perceber a mudança de mentalidade que um negócio precisa fazer para ter uma cultura de vendas vencedora? Planejamento, organização, autogerenciamento, monitoramento e qualificação precisam dar Match com comissões, feedback,métricas assertivas e ferramentas facilitadoras. Cada parte envolvida precisa entender sua importância para o todo e para conquistar os objetivos desejados.E para que não se percam no caminho, precisam ser acompanhados de um líder, além de ambição e motivação em altas dosagens.Com processos estruturados e uma gestão de vendas eficiente todos saem ganhando.
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